BIOENGENHARIA – SESSÃO 2


Energy generation with urine

Workshop

1h45

Alcina Pereira (CEB)

A urina contém altas concentrações de nutrientes que podem ser aproveitados recorrendo a tecnologias de recuperação eficazes e eficientes em termos energéticos. A partir desta é possível recuperar fósforo e amoníaco para gerar eletricidade em sistemas bioeletroquímicos (células de combustível microbianas). É este o objetivo do projeto ValueFromUrine. Neste workshop vais aprender a montar uma célula de combustível microbiana e avaliar a corrente elétrica gerada.

Material a definir

Laboratório a definir.


Microfluidic Chambers


Workshop

1h45

Estrela Neto (i3S)

Fica a saber em que consiste uma câmara de microfluídica e quais as suas vantagens para estudar interações entre células e outras aplicações para a investigação em neurociência.

Material a definir

Laboratório a definir.


Super strong graphene containing hydrogels


Workshop

1h45

Andreia Pereira (i3s)

Hidrogéis são materiais com características promissoras devido à sua grande bio/hemocompatibilidade e semelhança com a matriz extracelular. No entanto, a aplicação destes biomateriais é limitada por serem mecanicamente pouco resistentes. Neste workshop, vamos transformar um hidrogel num material muito resistente, ultrapassando as limitações dos hidrogéis, com a ajuda do material mais resistente do mundo, o grafeno.

Material a definir

Laboratório a definir.