BIOENGENHARIA – SESSÃO 5


POTATOPLASTIC

Workshop

2h

Idalina Gonçalves (CICECO)

O impacto ambiental do plástico é algo que te preocupa? Vem conhecer uma alternativa aos plásticos convencionais: um composto bioplástico biodegradável à base dos subprodutos da batata.

Material a definir.

Local a definir.


Magnetic graphene nanoparticles and conductive graphene/polymer composites

Workshop

2h

Artur Pinto (i3S)

Desde o isolamento do grafeno em 2004, que valeu um prémio nobel em 2010 a Geim e Novoselov, o estudo de materiais baseados em grafeno (GBMs) aumentou consideravelmente. Devido às suas incríveis propriedades, os GBMs podem ser usados em diferentes áreas e começaram a ser considerados como material de eleição para aplicações biomédicas. Alguns exemplos do seu potencial são a utilização em partículas direcionadas para drug delivery e fototerapia assim como componente de implantes à base de polímeros. Neste workshop, serão produzidas partículas que podem ser controladas através de um campo magnético em meio aquoso e também compósitos de polímeros condutores.

Material a definir.

Local a definir.


Arduino in Bioengineering

Workshop

2h

Joaquim Gabriel (FEUP)

Já ouviste falar de Arduino mas nunca tiveste oportunidade de programar com este microcontrolador? Vem aprender a executar desde funções básicas de I/O digital e leitura analógica, até funções mais complexas de controlo PWM e de potência. Poderás ainda testar soluções mais avançadas como o controlo de movimento de um braço robótico usando um acelerómetro ou interfaces de controlo sem contacto.

Material a definir.

Local a definir.