Comissão Científica

Rui Henrique
Presidente

Saber mais
Rui Manuel Ferreira Henrique nasceu em 1968 no Porto. Concluiu a Licenciatura em Medicina no ICBAS-UP em 1992, sendo-lhe atribuídos durante o seu percurso 4 prémios académicos (Prof. Abel Salazar, Hospital Geral de Santo António, Dr. João de Melo e Eng. António de Almeida). Realizou o Internato Geral no Hospital Geral de Sto. António e iniciou, em 1995, o Internato de Especialidade de Anatomia Patológica no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto). Dirige, desde 2006, o Serviço de Anatomia Patológica e, desde 2011, o departamento de Ensino e Formação (EPOP) do IPO Porto. Em 2006, doutorou-se em Ciências Médicas, com uma tese realizada em colaboração com a Universidade Johns Hopkins e galardoada com os prémios “Jacinto Magalhães - 2006” e “Bluepharma – Universidade de Coimbra - 2006”. Em 2011, obteve o título académico de Agregado em Patologia e Genética Molecular, pelo ICBAS-UP. Desenvolve atividade de investigação científica no âmbito do Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro do Centro de Investigação do IPO Porto, a qual está centrada na descoberta de biomarcadores epigenéticos em neoplasias urológicas e na compreensão do papel das alterações epigenéticas na carcinogénese prostática, vesical e renal. Participou em mais de 180 publicações científicas internacionais, desde capítulos de livros, a artigos de revisão e artigos originais.

Paulo Maia
Medicina

Saber mais
Mário Paulo Canastra de Azevedo Maia, natural de Vila do Conde, licenciado em Medicina pela Universidade do Porto – Faculdade de Medicina (1984), completou a especialidade de Anestesiologia no Hospital de Santo António, Porto (1991), trabalhando como subespecialista em Medicina Intensiva desde 1992 no mesmo hospital, onde desde 2001 é chefe de Serviço de Cuidados Intensivos. No ICBAS foi Professor Associado Convidado de Bioética e Deontologia Médica (2006), sendo desde 2015 é Prof. Catedrático Convidado (Regente). É membro de Associação Portuguesa de Bioética, European Resuscitation Council, Society of Critical Care Medicine, destacando no entanto a sua actividade na Sociedade Portuguesa Cuidados Intensivos e na European Society of Intensive Care Medicine, onde desempenhou, ao longo dos anos, diversos cargos. Integrou diversas comissões de âmbito hospitalar, como por exemplo, a comissão de Ética para a Saúde - 2005 a 2014, na qual foi vice-presidente. No âmbito de atividades científicas e formativas, apresentou regularmente palestras em congressos europeus e luso-brasileiros sobe Medicina Intensiva, e é participante ativo em reuniões científicas internacionais na Europa e no Brasil, na área da Medicina Intensiva e da Bioética. O professor Mário conta ainda com inúmeros artigos publicados e participação em diversos livros.

Eduarda Amadeu
Medicina

Saber mais
Eduarda Amadeu, licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, é especialista em Anestesiologia e trabalha no Centro Hospitalar Universitário do Porto, desde 1995. Teve um papel ativo na criação do Centro Biomédico em Simulação do CHP/ICBAS, estando como Responsável do mesmo desde 2014. Após uma formação TRAIN THE TRAINERS do Bristol Medical Simulation Center, tem colaborado e participado em várias sessões de ensino utilizando a simulação, promovendo, desta forma, a experiência e o gosto pela Medicina de todos os estudantes.

Carla Mendonça
Medicina Veterinária

Saber mais
A Dra. Carla Mendonça licenciou-se em 1997 em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Obteve o seu Doutoramento em Ciências Veterinárias pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto (UP) em 2012. É atualmente Professora Auxiliar do Departamento de Clínicas do ICBAS-UP, sendo regente das Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, de Cirurgia de Espécies Pecuárias e Equinos e de Medicina e Cirurgia de Espécies Pecuárias e Equinos I. É também Diretora Clínica do Centro Clínico e de Investigação Veterinária de Vairão do ICBAS-UP. Exerce clínica de espécies pecuárias desde 1997, sendo a cirurgia a sua principal área de interesse.

Cláudia Batista
Medicina Veterinária

Saber mais
A Dra. Cláudia S. Baptista, é licenciada em Medicina Veterinária pela UTAD em 1998, obteve o mestrado em Oncologia pelo ICBAS-Universidade do Porto (UP), IPO-Porto e Thomas Jefferson Medical School (USA) em 2004. Em 2005 obteve a pós-graduação em Genética Molecular Comparativa e Tecnológica pela UTAD. É doutorada em Ciências Veterinárias pelo ICBAS-UP em 2012. Professora auxiliar do ICBAS-UP, investigadora no Centro de Estudos em Ciência Animal (CECA-ICETA), regente de Imagiologia e de Deontologia do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária do ICBAS-UP e responsável pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem do Hospital Veterinário da Universidade do Porto - UPVet. É autora e revisora de publicações científicas na área da oncologia e do diagnóstico por imagem e membro tanto da Comissão Científica do congresso anual da European Veterinary Diagnostic Imaging (EVDI) como da European Association of Veterinary Diagnostic Imaging (EAVDI) e European Society of Veterinary Oncology (ESVONC).

Nuno Azevedo
Bioengenharia

Saber mais
Nuno Azevedo obteve o seu mestrado em Engenharia Biológica em 2001 na Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Completou o seu doutoramento em Tecnologia Química e Microbial em 2005 na mesma instituição. Após ter continuado o seu trabalho na posição de pós-doutoral na UMinho e na University of Southampton, no Reino Unido, por 4 anos, obteve posição de investigador na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em junho de 2009. Os maiores interesses de Nuno Azevedo a nível de investigação são a compreensão da dinâmica populacional em biofilmes e explorar o potencial de ácidos nucleicos peptídicos (PNA) e outros mímicos de ácidos nucleicos para a rápida localização e deteção de microorganismos. De forma a explorar as aplicações comerciais de PNA, foi co-fundador da BioMode - Biomolecular Determination SA, empresa que já angariou 1,6 milhões de euros em investimento de capital de risco (venture capital) em 2014. Na sua carreira de investigador/empresário já recebeu vários prémios, incluindo o Prémio Inovação no Painel de Comida e Recursos Naturais atribuído pelo BES em 2012.

Ana Pêgo
Bioengenharia

Saber mais
Ana Pêgo obteve o seu doutoramento em Química Polimérica e Biomateriais na Universidade de Twente, na Holanda, em 2002. Em 2003 tornou-se investigadora do INEB, onde é Investigadora Principal (PI) desde 2012. É coordenadora do grupo nBTT - nanoBiomaterials for Targeted Therapies e líder do grupo de nanoBiomateriais para Neurociências. Usando estratégias da área da nanomedicina, este grupo tem como objetivo proporcionar terapias direcionadas e in situ que promovam a regeneração do tecido nervoso. Investigação de novos biomaterias para aplicações na área das neurociências inclui desenvolvimento de novos polímeros para design de vetores alternativos aos vírus para entrega eficiente de material genético, nomeadamente siRNA, e preparação de enxertos neurológicos para tratamento de lesões na medula espinal. Ana Pêgo também está envolvida em questões sociais e éticas que dizem respeito à Medicina Regenerativa e NanoMedicina. Foi apontada como Diretora Científica do Bioimaging Centre for Biomaterials and Regenerative Therapies no INEB e é professora convidada auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e professora afiliada no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS).

Luís Mira Vieira
Bioquímica

Saber mais
Luís Mira Vieira é professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). É membro da Comissão Científica da licenciatura de Bioquímica da Universidade do Porto (UP) desde 2009. Atualmente, também é coordenador de Mobilidade nas áreas de Bioquímica e Bioengenharia do ICBAS e mantém uma relação muito próxima com os seus alunos. Formou-se em Ciências Farmacêuticas na FFUP, no ramo de Farmácia Industrial, em Química Orgânica e Tecnológica, tendo mais tarde terminado o Doutoramento em Ciências Biomédicas. Trabalhou desde sempre em Química de Produtos Naturais e, até hoje, desenvolveu a sua investigação acerca de produtos naturais das plantas no departamento de Química do ICBAS-UP. É um prazer poder contar com o apoio do Professor Luís Vieira na Comissão Científica.

Paula Silva
Bioquímica

Saber mais
Paula Cristina Silva é Professora Auxiliar do Laboratório de Histologia e Embriologia, no Departamento de Microscopia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto (UPorto). Atualmente, é docente de Histologia e Embriologia (Humana e Comparada) e Comunicação Científica e membro da Direção do Conselho de Representantes do ICBAS e da Direção da Sociedade Portuguesa de Microscopia (SPMicros). Tendo obtido o seu doutoramento em Ciências Biomédicas pela UP, Paula Silva apresenta no seu CV 14 artigos originais publicados em revistas indexadas no Science Citation Index (SCI), participação em alguns projetos I&DT e numerosos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Atualmente, o seu tema de investigação é o estudo do consumo moderado de vinho em doenças crónicas. É uma honra poder ter a Professora Paula Silva na Comissão Científica do VI ABC.

Baltazar de Castro
Bioquímica

Saber mais
Baltazar de Castro é Professor catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto, doutorado em Química pela The Johns Hopkins University (Baltimore, EUA), centrou a sua investigação na área da química dos metais de transição e suas aplicações em catálise, bem como no desenvolvimento de novos materiais e design de moléculas com actividade terapêutica. Atualmente é Presidente do Conselho Científico da FCUP e co- diretor do Laboratório Associado para a Química Verde. Até hoje publicou mais de 130 artigos científicos e liderou vários projectos científicos financiados por entidades nacionais e internacionais. É de facto um privilégio ter Baltazar de Castro como membro da nossa Comissão Científica.

Paulo Vaz-Pires
Ciências do Meio Aquático

Saber mais
Paulo M. R. Vaz-Pires é professor associado com agregação (2011) do ICBAS e investigador no ICBAS e CIIMAR (membro efetivo desde 1998) da U. Porto, nas áreas de tecnologia, qualidade e segurança alimentar, bem-estar animal e gestão de resíduos do pescado. Iniciou a carreira académica no ICBAS/UP, em 1997, como professor auxiliar convidado, para a docência em Tecnologia do Pescado e Tecnologia e Qualidade Alimentar dos cursos de Ciências do Meio Aquático e Medicina Veterinária. Tornou-se Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Ciência Animal (2009), Membro do Conselho Científico (2010), Diretor do Departamento de Produção Aquática (2010), Membro da Comissão Científica da Licenciatura em Ciências do Meio Aquático (2010), Membro do Conselho Coordenador para a Avaliação (2015), Membro da Comissão Científica de Ciências do Mar – Recursos Marinhos (2015), Docente Responsável de Curso de Educação Contínua Tecnologias de Produção de Ostra (2017) e Membro da Comissão Científica Programa Doutoral em Ciências do Meio Aquático – Biologia e Ecologia (2017)

Alexandre Lobo da Cunha
Ciências do Meio Aquático

Saber mais
Alexandre Lobo da Cunha é professor catedrático do ICBAS da U. Porto, no departamento de Microscopia, tendo como principais campos de estudo a Biologia Celular, Histologia e Zoologia (Morfologia Animal). No ICBAS, Tornou-se Membro do Conselho Científico (2010), Presidente da Comissão Científica da Licenciatura em Ciências do Meio Aquático (2010), Diretor de Curso Licenciatura em Ciências do Meio Aquático (2010), Membro da Comissão Científica Programa Doutoral em Patologia e Genética Molecular (2014), Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Licenciatura em Ciências do Meio Aquático (2014), Vice-Presidente do Conselho Científico (2014), Diretor de Laboratório Biologia Celular (2015), Diretor de Curso Programa Doutoral em Ciências do Meio Aquático – Biologia e Ecologia (2017), Presidente da Comissão de Acompanhamento de Curso Programa Doutoral em Ciências do Meio Aquático – Biologia e Ecologia (2017), e Presidente da Comissão Científica Programa Doutoral em Ciências do Meio Aquático – Biologia e Ecologia (2017).