MEDICINA – SESSÃO 1


Safe Surgery of Intracerebral tumors and Surgery with the Patient Awake.

Palestra

1h30

Paulo Linhares

Doente acordado em cirurgia ao cérebro? O cérebro como um mapa? O cérebro e toda a complexidade que lhe é associada são uma área em constante evolução. Nesta palestra poderás entrar no mundo da Neurocirurgia e perceber um pouco melhor o papel cada vez mais crucial desta área, nomeadamente a avaliação pré e intraoperatória do doente, o mapeamento cerebral e o papel da cirurgia no doente acordado.

Local a definir.


Speciality Fair

Palestra

1h30

Pedro Moura

Paulo Neves

Tiago Ramos

Marta Carvalho

Este ano, na Feira das Especialidades contamos com oradores formados em Anestesiologia, Medicina Intensiva, Cirurgia Cardíaca e Radioncologia. Se gostavas de saber mais sobre estas especialidades, vem ouvir o que os nossos oradores têm a dizer sobre estas áreas e o percurso que tiveram.

Anfiteatro a definir.


Black Market in Medicine - The Emergence of Deep Web Marketplaces: a Health Perspective

Palestra

1h30

André Lobo Castro

A utilização de substâncias que, de alguma forma, interfiram no estado natural de um indivíduo é uma circunstância que acompanha o desenvolvimento da nossa Civilização. O desenvolvimento, a produção e o acesso a essas mesmas substâncias é controlado por uma miríade de processos, quer técnico-industriais, quer normativos, no sentido de garantir a sua qualidade e a sua segurança. No entanto, o preço das substâncias, o controlo associado à sua prescrição, o contexto de auto-medicação ou a utilização ilícita, com objetivos distintos dos de um contexto terapêutico, conduziram à sua produção, distribuição, venda e consumo desgovernados e ilegítimos. Nesta sessão será abordada a conjuntura atual do mercado, riscos, enquadramento e eventuais tendências, quer ao nível das substâncias disponibilizadas, quer ao nível das dinâmicas de mercado. De certa forma, perceberemos que este é um negócio pontuado pela criatividade, sendo difícil vislumbrar o seu limite.

Anfiteatro a definir


Transsexuality and Gender Dysphoria

Palestra

1h30

João Décio Ferreira

A aprovação da nova lei relativa à autodeterminação da identidade de género que permite a mudança de sexo no registo civil a menores e a alteração da classificação da transexualidade como doença mental pela International Classification of Diseases (ICD)-11, demonstram o quão importante é esta temática atualmente. Nesta lecture, terás a oportunidade de discutir a ”Transexualidade e Disforia de Género” e quais as implicações na sociedade de todas as mudanças que nos últimos anos têm ocorrido, percebendo quais as perspectivas do doente ao longo deste processo e a abordagem das técnicas cirúrgicas necessárias.

Anfiteatro a definir.


Psychopathy and Other Personality Disorders

Palestra

1h30

Pedro Varandas

A psicopatia é uma das temáticas psiquiátricas que mais interesse despoleta nos estudantes de medicina pela sua complexidade e influência na sociedade. Mas será que os distúrbios da personalidade são doenças? Nesta palestra vais ter a oportunidade de te debruçar sobre esta questão e compreender quais os seus “clusters” e mecanismos de defesa.

Anfiteatro a definir


Medical Career in the Pharmaceutical Industry

Palestra

1h30

Bruno Fidalgo Dias

Existem vários caminhos possíveis a percorrer quando se chega ao final do curso, muitos dos quais não são do nosso conhecimento. Sabias que o médico pode ter um papel na Indústria Farmacêutica? Esta pode ser uma das portas de saída e nesta palestra poderás aprender um pouco sobre esta área e perceber como estas duas realidades se podem interligar.

Anfiteatro a definir

Health (Il)Literacy

Palestra

1h30

Hugo Sousa

A Literacia em Saúde define-se como o conjunto de competências cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos terem acesso a informação e a usarem-na de forma a promover e manter uma boa saúde (WHO, 1998). Para a medicina atual, esta é uma área fulcral, uma vez que, a cada dia que passa, há cada vez mais informação na área da saúde, sendo esta partilhada nas diversas plataformas digitais, havendo a necessidade de saber como e onde procurar informação válida e fidedigna. Deste modo, possibilita-se o aumento do auto-controlo sobre a própria saúde, bem como a capacidade do indivíduo procurar informação e assumir responsabilidades.

Anfiteatro a definir