MEDICINA – SESSÃO 2


ROUNDTABLES


iChildren: the impact of new technologies on children

1h30

Catarina Prior

Marta Rios

Inês Cascais

Diana Gonzaga

Diogo Beirão

Atualmente, as crianças contactam cada vez mais precocemente com as novas tecnologias e estas assumem um papel fundamental nas suas vidas. Isto terá mais vantagens ou inconvenientes? O vício dos videojogos é uma doença mental? Participa nesta mesa redonda para esclarecer as tuas dúvidas!

Anfiteatro a definir.


End of Life Decisions

1h30

Isabel Ruivo

Elga Freire

Moderador: António Carneiro

O que poderá melhorar o conforto de um doente em fim de vida? Qual a melhor solução? Nem os profissionais de saúde o sabem com certeza! Esta mesa redonda trará diversas opiniões sobre esta temática delicada, que muito tem sido tema de polémica nos órgãos de comunicação social, desmistificando a aura à volta do tema.

Anfiteatro a definir.


Clinical and Sports Nutrition

1h30

António Pedro Mendes

Mariana Santos

Numa abordagem abrangente da Nutrição, iremos conhecer o seu trabalho nas áreas hospitalar e desportiva. Será que somos aquilo que comemos? Todas as questões serão respondidas no momento “Mitos e Verdades sobre a Nutrição”, em que as tuas certezas vão ser postas em causa.

Anfiteatro a definir.


Access to Clinical Records by Medical Students

1h30

Maria Amélia

Rui Guimarães

Num mundo mais e mais dependente das tecnologias, o doente tem cada vez mais a sua vida pessoal em suporte digital acessível aos médicos. Com isto, será pertinente os estudantes de Medicina terem acesso a esta informação para desenvolvimento das suas competências? Como deve a lei proteger a informação dos doentes e os estudantes? Vem esclarecer as tuas questões nesta mesa redonda!

Anfiteatro a definir.


Biomedical Technology Role as Aids to Patients

1h30

Ana Londral

Pedro Encarnação

Num mundo em constante evolução tecnológica, será pertinente colocar-se a questão: podemos usar esta inovação para bem dos nossos doentes? Nesta mesa redonda, dois oradores com experiência na área vão falar-nos dos seus projetos, mostrando que, sim, é possível melhorarmos o nosso cuidado aos doentes com as maravilhas da tecnologia.

Anfiteatro a definir.


Medical cannabis: how and when to prescribe?

1h30

João da Gama

Miguel Abreu

Blake Pearson

Philippe Lucas

O uso de Cannabis terapêutica é um tema que te interessa, mas tens dúvidas acerca da sua aplicação? Nesta mesa redonda, terás oportunidade de ouvir falar dos padrões de utilização de cannabis pelos paciente, a experiência de um médico prescritor de cannabis no Canadá, bem como as regulamentações atuais da cannabis terapêutica em Portugal e a investigação que se faz no nosso país sobre este assunto.

Anfiteatro a definir.


Aerospace Medicine - From the Hospital to the Sky

1h30

TCOR MED Sofia Almada

TCOR TS Amândio Almeida

Fisiologista de voo do Centro de Medicina Aeronáutica (CMA) da Força Aérea Portuguesa

TCOR MED Marina Lopes

Queres perceber como é que a medicina pode estar ligada à área espacial e aeronáutica? Nesta sessão poderás ouvir os testemunhos de dois médicos formados no ICBAS que integraram o curso Principles of Aviation and Space Medicine na University of Texas, que conta com a parceria da NASA. Sabias que a Força Aérea tem um Centro de Medicina Aeronáutica? Vais ter ainda a oportunidade de conhecer alguns membros deste centro e compreender que carreira um médico pode ter nesta área. Serão abordados temas como a certificação médica, a fisiologia de voo, bem como as evacuações aeromédicas e a investigação atual na área.

Anfiteatro a definir.


Humanitarian Medicine

1h30

Ana Cruz

Médicos Sem Fronteiras - Portugal: nome a confirmar

Sentes chamar por ti de cada vez que ouves notícias acerca de refugiados, atentados, genocídios? Sentes que queres fazer mais do que ficar a ouvir? Então esta mesa redonda é para ti! Anda ouvir as experiências dos nossos oradores, e saber como podes seguir as suas pisadas.

Anfiteatro a definir.

The future of young Portuguese doctors: Should I stay or should I go?

1h30

Raquel Correia (oradora não presencial)

Patrícia Rodrigues

Diogo Martins

Moderador: João Nunes

O atual panorama da Medicina é pouco encorajador para os estudantes, quer os recém-formados, quer os que acabaram de entrar neste percurso, visto ser um futuro próximo e, atualmente, tão incerto. Trata-se de um debate que visa demonstrar os caminhos que se podem seguir após os 6 anos do curso em Portugal e no estrangeiro. Com esta mesa redonda pretendemos dar-te a conhecer as respetivas vantagens e desvantagens, a partir das experiências pessoais e profissionais dos nossos oradores.

Anfiteatro a definir.